30/03 SEGUNDA-FEIRA
PORTUGUÊS
GRAMÁTICA, PÁGINAS: 42 E 43.
31/03 TERÇA-FEIRA
PRODUÇÃO DE TEXTO: SUPLEMENTO DE LEITURA
Para que os educandos tenham mais tempo para realizar a leitura e a atividade solicitada, o gabarito desta atividade estará disponível na próxima semana.
31/03 TERÇA-FEIRA
GEOGRAFIA: CADERNO.
01.
Pesquisar na internet ou em jornais sobre as desigualdades sociais e o que leva
a desigualdade.
RESPOSTA PESSOAL
Vale
lembrar!
Nas grandes cidades, o rápido crescimento e a má
distribuição de riquezas geraram diversos problemas para o ambiente e para a
população.
A riqueza que circula não está ao alcance de
todos, pois ela é mal distribuída. Serviços essenciais, como saneamento básico,
iluminação, segurança, saúde e educação, também não são igualmente distribuídos.
Alguns bairros concentram moradias luxuosas e grande oferta de serviços e
infraestrutura; outros apresentam condições precárias de moradia e ausência
quase total desses serviços (saneamento básico, escolas, hospitais públicos,
etc).
A diferença entre as condições de vida das pessoas
em uma sociedade é chamada de desigualdade social.
01/04 QUARTA-FEIRA
PORTUGUÊS
GRAMÁTICA, PÁGINAS: 58 E 59.
02/04 QUINTA-FEIRA
HISTÓRIA: CADERNO 02.
ATIVIDADE
02
O Reino dos Faraós
1) Ao estudarmos o cotidiano
no antigo Egito, aprendemos que os grãos eram armazenados em silos nas áreas de
produção agrícola. Conhecemos também o shaduf e para ilustrar o seu
funcionamentos, assista o vídeo (adicionado ao blog, não tem som), depois descreva
como ele funcionava.
Resposta: Instalavam em um tronco uma vara
comprida de modo a que pudesse oscilar nos dois sentidos. Na extremidade mais
grossa da vara estava encavada uma grande pedra. Um recipiente de tela, ou de
cerâmica, encontrava-se suspenso da extremidade mais fina por uma corda. O
homem fazia descer a corda para encher o recipiente e depois erguia-o,
despejava-o num rego e recomeçava.
2) Quais ferramentas eram
utilizadas pelos egípcios para lavrar, e semear e colher?
Resposta: Enxadas,
arado e foices.
3) Podemos afirmar que os
egípcios consumiam de imediato tudo o que produziam? Justifique.
Resposta: Não, pois suas safras eram armazenadas
em silos.
CIÊNCIAS
ATIVIDADAES COMPLEMENTARES, PÁGINAS 61 À 66.
03/04 SEXTA-FEIRA
MATEMÁTICA: CADERNO 02.
ATIVIDADE 02
Para facilitar a leitura de um
número, o separamos em classes e cada algarismo
correspondente a uma ordem.
|
01.
Observe o número a seguir e depois faça o que se pede:
23 456
980
|
a) Coloque
o número no quadro de valores:
Cm
|
Dm
|
Um
|
CM
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
9
|
8
|
0
|
b) Que
algarismo corresponde a dezena de milhar?
RESPOSTA: O algarismo 5.
c) Qual o
seu valor posicional?
RESPOSTA:
50 000
e)
Decomponha este número.
RESPOSTA:
20 000 000 + 3 000 000 + 400 000
+ 50 000 + 6 000 + 900 + 80
ou 2Dm
+3Um +4CM + 5DM + 6UM + 9C + 8D
f) Em que
classe e ordem se encontra o algarismo 3?
RESPOSTA:
3ª Classe, 7ª Ordem.
g) Dê
sucessor e o antecessor deste número.
RESPOSTA: Sucessor: 23 456 981 Antecessor: 23 456 979
FIM
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