Prezada Família,
O colégio Arte vem realizando ações pedagógicas com o objetivo de manter os alunos no processo de aprendizagem, quanto ao de ensinar, vejo professores incansáveis, superando as adversidades, buscando aperfeiçoamento no ramo tecnológico, mantendo-se pesquisadores, realizando planejamentos adequados para essa nova maneira de dar aulas, tentando diminuir distâncias físicas por meios das plataformas... tudo em nome da educação.
Essa semana iniciamos os plantões pedagógicos e, ouvir a voz de cada aluno dizendo “pró”, ver seus rostos, sorrisos... foi a melhor canção dessa quarentena. Quanta falta isso nos faz! Por isso também mudamos de ideia; não queremos que eles apareçam quando têm dúvidas... queremos eles sempre! Pode ser que em um primeiro momento se agitem, mas isso é aprendizagem também, isso faz parte da sala de aula, precisamos disso: dos diálogos, dos questionamentos, das “bagunças” ... isso nos preenche e agora que estamos mais adaptados, daremos conta e sabemos que elas, as crianças, irão colaborar... elas sempre colaboram.
Nesse momento, o que precisamos para continuar, são palavras de incentivo, críticas também, mas as construtivas. Alguma vez, você já perguntou a professora de seu filho ou filha como ela está? Já imaginou que elas ficam doentes, tem familiares em situação de vulnerabilidade, que nem sempre a internet colabora, que às vezes ficam na porta da rua, no meio de uma pandemia, para se conecta através da internet do vizinho (com autorização, é claro) porque a dela parou de funcionar? Que gravam de madrugada para que as calopsitas, os cachorros, os barulhos externos não atrapalhem a gravação dos seus vídeos?... sim, são vídeos caseiros, mas... e daí? são os melhores que a gente vai ver, pelo menos nesse momento, pois fazem pelo amor que têm à profissão e, consequentemente, por dedicação ao seu filho, nosso aluno.
Por tudo isso, reafirmamos a nossa parceria com vocês. Estamos abertos a ouvir as famílias que sempre estão a colaborar com as melhorias das nossas ações. Aproveitem os espaços de comentários no blog e as redes sociais e registrem as suas percepções; queremos ouvir vocês, mas é importante que, ao fazê-lo, se identifiquem, porque assim permitirão o diálogo e qualquer esclarecimento. Comentários sem identificação não legitimam o processo educacional e nada acrescentam ao crescimento profissional dos nossos educadores e, por esse motivo, serão sempre excluídos. No mais, tendo um tempinho, mande um abraço para os professores do seu filho, esse carinho conforta e aquece o coração nesse momento de incertezas.
Atenciosamente,
Manuela Bittencourt
Coordenação Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário